E é nesse espaço onde se concentram todos os produtos e materiais de limpeza. Por esse motivo ter um espaço planejado, confortável e prático é fundamental.
Para criar uma lavanderia é preciso saber qual é a função deste espaço, se vai ser compartilhado ou não, quem irá utilizá-lo e qual será a rotina no dia-a-dia neste ambiente. Às vezes a área de serviço não funciona somente como um local para lavar roupas, é também um local de depósito, onde pode ficar armazenada a comida, os materiais esportivos e até mesmo as malas e outros itens.
Então, tendo em mente o uso que você quer ter para este espaço pense em algumas considerações antes de iniciar o projeto:
.Quantas pessoas moram na casa? O tamanho de armazenagem para roupas deve ser pensado.
.Quem faz a limpeza? Diferentes alturas pedem diferentes abordagens, por exemplo.
.Você lava a roupa todos os dias? Uma vez por semana? E as passa em que local?
.Tem espaço para o varal interno? Somente externo? É necessário uma secadora?
.O que realmente é necessário guardar neste local?
.Ela vai funcionar como despensa também? É integrada à cozinha ou será separada?
Tudo depende de cada família e como ela se comporta durante o dia. Perguntas e respostas a essas dúvidas darão um caminho para a escolha do mobiliário e a sua distribuição. Se você sabe que vai passar muitas horas nesse ambiente, é bom que ele seja no mínimo confortável não é mesmo?
Pensar bastante antes em cada detalhe irá facilitar, e muito, a criação de um espaço adequado e que se encaixe no seu dia-a-dia. Desta maneira, as tarefas diárias se tornarão mais fáceis, rápidas e realizadas com maior qualidade.
Cada vez mais, a área de serviço está sendo integrada à cozinha e por esse motivo ela não deve ser apenas funcional, mas também deve ser bonita.
Investir tempo pensando no projeto, local, detalhes como iluminação e ventilação vai evitar futuras dores de cabeça e ainda trará muito conforto para sua vida. O ideal é que a área de serviço seja próxima à cozinha, mas ainda separada dela, facilitando as tarefas diárias de limpeza.
Atualmente, nos apartamentos cada vez menores, é normal ter a área de serviço ao lado da cozinha. Uma solução é dividir esse ambientes através de uma parede de vidro, que pode ser translúcido, deixando a luz passar, mas ao mesmo tempo escondendo os materiais de limpeza.
Quando a única janela fica na área de serviço, é imprescindível que a divisória entre os espaços tenha uma abertura na parte superior, para que a ventilação ocorra naturalmente. Também há a opção de fazer com que a lavanderia seja totalmente integrada à cozinha, utilizando o mesmo ambiente sem divisórias. Mas neste caso aconselha-se que ambos os ambientes tenham o mesmo padrão, para que o espaço tenha uma unidade e se torne confortável visualmente.
Para o piso, escolha um que seja resistente à água e caso queira, ele pode ser antiderrapante também, para evitar escorregões. Os pisos cerâmicos e porcelanatos são os mais indicados para esses ambientes.
Sempre privilegie a iluminação natural, pois além de economizar energia ela é ótima para as realizações das tarefas diárias e ainda influencia diretamente no estado emocional das pessoas. Lâmpadas fluorescentes também podem ser usadas pois são adequadas à realização das mesmas tarefas.
Para maior destaque e reprodução de cores durante o trabalho, use lâmpadas incandescentes ou halógenas.
13:03
Hayllan Henrique


0 comentários:
Postar um comentário